Florença é considerada uma das mais belas cidades do mundo. De acordo com a Unesco, a Itália abriga 60% dos tesouros artísticos da humanidade, e não é a toa que a cidade natal de Dante Alighieri ocupa o posto de liderança no ranking. Praticamente um museu a céu aberto, sempre admirei a versatilidade gastronômica da cidade.

Não há melhor maneira para comer bem em algum lugar do que pedir uma indicação a um local. Luiza Vegini é arquiteta, mora em Florença há mais de dois anos e fez uma lista dos 10 melhores lugares para comer e beber na capital toscana especialmente para o blog!

Luiza Vegini 10 Restaurantes para visitar em Florença

“A cidade respira inspiração e aprendizado a cada esquina que você passa. Costumo dizer que muitas pessoas criativas e grandes mestres passaram por aqui e deixaram vestígios para quem estava por vir.” — afirma Luiza. Master em Design de Interiores e Mobiliário pelo Florence Institute of Design International, Luiza também trabalha para o prestigiado arquiteto e designer italiano Leonardo Rossano.

A arquiteta compartilha suas ideias e projetos através de seu Instagram, @lvarchdesign, e também realiza projetos na Itália e Brasil. A seguir, você pode conferir, nas palavras de Luiza, os seus 10 restaurantes favoritos de Florença!


BUCA MARIO

Um clássico e o escolhido como meu preferido, o restaurante Buca Mario nasceu em 1886 e o ambiente permanece inalterado até hoje. Localizado nos porões do Palazzo Niccolini, conta com uma adega característica e uma cozinha típica toscana. Entre os pratos tradicionais estão: Ribollita (prato toscano com repolho), Pappa al Pomodoro, o passado de feijão, o ossobuco alla Fiorentina com feijões cozidos e, inevitavelmente, o bife florentino clássico acompanhado por feijão branco Toscano e azeite. Para os amantes de trufa, eu indicaria o Filetto al tartufo nero. Depois de saborear pratos e vinhos maravilhosos (Chianti Classico e Brunello di Montalcino estão presentes na carta), um garçom caminha pelo salão do restaurante com um carrinho de sobremesas; eu diria a melhor parte, e recomendo a torta de chocolate.

Buca Mario 10 Restaurantes para visitar em Florença


NEROMO

Restaurante, pizzaria e cocktail bar localizado em San Frediano, um bairro pitoresco cheio de bares, restaurantes, arte e história. O forte da casa são as pizzas, a burrata e as massas com frutos do mar. A Pizza Tartufina é com certeza a minha preferida, com stracciatella di bufala, tomate, e muito, muito tartufo fresco.

Neromo 10 Restaurantes para visitar em Florença


OSTERIA SANTO SPIRITO

Antes de falar do próximo restaurante, preciso apresentar essa charmosa praça, que se chama Piazza Santo Spirito. Localizada no bairro Santo Spirito, é um local pequeno e encantador, com árvores, fonte, bares, restaurantes e a última obra do arquiteto Brunelleschi, a igreja Santo Spirito. Para ficar ainda melhor, todo primeiro domingo do mês tem uma feira de antiguidades, com diversos artigos de louça, decoração, roupas, telas, artesanato, etc. Sobre o restaurante, com certeza é o meu preferido para um almoço em um Domingo de Sol.

Com mesas localizadas na praça, além de apreciar essa delícia de lugar, talvez você saboreie a melhor pasta da sua vida. O atendimento deixa um pouco a desejar, mas o gnocchi gratinado com queijos ao perfume de trufas compensa qualquer coisa. O risotto de abobrinha e parmesão também está entre os preferidos, apesar de já ter provado praticamente o cardápio inteiro e nunca ter me decepcionado com nada.

Osteria Santo Spirito 10 Restaurantes para visitar em Florença


TRATTORIA 13 GOBBI

Localizada no centro de Florença, a Trattoria possui uma atmosfera familiar e pratos de antigas receitas toscanas. Praticamente sempre cheio, é bom garantir com uma reserva. Minhas dicas são: o famoso rigatoni, ossobuco e, para adoçar, torta de chocolate.

Trattoria dei 13 Gobbi 10 Restaurantes para visitar em Florença


GESTO BAR

Localizado em quatro cidades Italianas (Milão, Bologna, Perugia e Florença), o Gesto Bar é um local perfeito para tomar um ótimo drink pós trabalho e estender para um jantar com finger foods variadas. São diversas opções e todas têm muita qualidade, tanto na apresentação, quanto no sabor. É um local eco friendly. Eles fazem tudo pensando no meio ambiente, desde o preparo até o consumo dos produtos, mais um super ponto para o local. A dica seria o drink Hugo, e para acompanha-lo, sushi tacos, polvo, marisco frito, lasagna clássica e nuggets. Por serem mini porções não é difícil provar quase todo o cardápio, e vale a pena!

Gesto Bar 10 Restaurantes para visitar em Florença


GUSTA PIZZA

A ideia aqui é encarar a fila (quase sempre o local está lotado mas vale a pena esperar), pedir a sua pizza, uma cerveja italiana, sentar nas escadarias da Igreja Santo Spirito ou na ponte Santa Trinita (com vista para Ponte Vecchio) e saborear uma ótima pizza Italiana. Se estiver a fim de ousar, o sabor do dia é sempre uma ‘’surpresa’’. O restaurante é bem pequeno, então a dica é realmente dirigir-se à um desses pontos próximos e fazer um programa local. Peça a pizza em formato de coração!

Gusta Pizza 10 Restaurantes para visitar em Florença


OSTERIA VINI E VECCHI SAPORI

Escondido nas pequenas ruelas de Florença e no coração da cidade, esse restaurante típico italiano está escondido atrás de uma porta que é muito fácil de passar despercebida. O local é muito pequeno, chegue cedo ou reserve para garantir a sua mesa. O menu é escrito à mão e as alterações são feitas diariamente, mas as massas com ragu e o ravioli com molho rosè são particularmente muito bons. Para finalizar, o mil folhas foi o melhor que já provei até hoje.

Osteria Vini e Vechi Sapori 10 Restaurantes para visitar em Florença


TRATTORIA SOSTANZA

Ambiente simples e pequeno com uma atmosfera italiana, reserve para garantir a sua ida a este restaurante, que está entre as minhas trattorias preferidas da cidade. É famoso pela bisteca fiorentina, frango na manteiga e omelete de alcachofra, ambos extraordinários.

Trattoria Sostanza 10 Restaurantes para visitar em Florença


LA GIOSTRA

Apesar de ser bastante turístico, um clássico de Florença é o restaurante La Giostra, aconchegante e perfeito para um jantar romântico à dois. Aberto pelo príncipe Dimitri d’Asburgo, que com receitas particulares e aguçado gosto pela gastronomia, comandou a cozinha até o seu falecimento. Um de seus filhos, Soldano, é quem toma a frente nos dias atuais. Não deixe de provar a burrata, o patê de fígado, o tortelloni com trufas e o ravioli de pecorino e pêra williams.

La Giostra 10 Restaurantes para visitar em Florença


TERRAZA HOTEL LUCCHESI

Os terraços em Florença só abrem no período do verão, geralmente de Maio a Setembro. O meu preferido é o topo do hotel Lucchesi, que na minha opinião tem uma das vistas mais lindas de Florença. Perfeito para um aperitivo e para ver o pôr do sol com uma vista de 360 graus da cidade.

Terrazza Lucchesi 10 Restaurantes para visitar em Florença


Dica bônus!

DITTA ARTIGIANALE

Para encerrar, o lugar onde preparei este post muito especial. Um local que inspira e que faz sentir o dia a dia da cidade. Com três endereços em Florença e aberto até a meia noite, é o lugar perfeito para qualquer refeição do dia. Com menu variado desde o café da manhã até o jantar, o meu preferido é o endereço tradicional localizado na famosa via Dei Neri. Un Croque madame al tartufo e un cappuccio per favore!

Ditta Artigianale 10 Restaurantes para visitar em Florença